top of page

Quando devo trocar a bateria do carro?

Atualizado: 25 de ago. de 2018


A troca da bateria é sempre um momento bem complicado para muitos motoristas, muitas vezes porque nem sempre sabemos quando a bateria deve ser substituída. E, ao negligenciar a troca, podemos ser surpreendidos com a falha do carro.

Mas, afinal, quando a bateria do carro precisa ser trocada? Existe algum período adequado? E o que é melhor: comprar uma bateria nova ou simplesmente carregá-la quando algo acontece? Para responder a essas e outras perguntas preparamos o texto abaixo. Boa leitura.


Hora de trocar a bateria do seu carro

O tempo médio de funcionamento das baterias é de três anos em condições normais de uso, mas podem ocorrer alterações que reduzam o tempo padrão. Por isso, é importante consultar o manual do veículo e visitar o mecânico de sua confiança para realizar os testes necessários.


Dificuldades para ligar o carro

Quando a bateria está perto de chegar ao fim de sua vida útil, ligar o carro se torna mais difícil, pois não há carga suficiente para o funcionamento adequado do veículo. Aqui, é comum o motor ficar mais “pesado” e demorar para ligar de primeira.


Falha em sistemas elétricos

Se você perceber que os sistemas elétricos começam a falhar, as luzes enfraquecem e oscilam, pode ser a hora de trocar a bateria. Outros sinais que costumam definir esse momento são problemas com o sistema de injeção de combustível, falha do aquecedor e do ar-condicionado.


Alertas no painel

Os veículos mais modernos costumam dar alertas visuais quando algo está errado. Por isso, leia o manual do seu carro para saber o significado de todos os sinais luminosos do painel


A bateria do carro falhou. E agora?

Se a carga da bateria do seu veículo acabar e ele não funcionar você tem duas opções: uma carga emergencial, chamada de “chupeta”, ou a troca da bateria. Tenha sempre em sua agenda telefônica um contato de guincho ou do seguro do seu veículo para casos em que a bateria parar de funcionar.


Como aumentar a vida útil da bateria?

Alguns cuidados podem ajudar a manter sua bateria funcionando por mais tempo. Um deles é evitar deixar o automóvel desligado por muito tempo. Outra prática que pode ajudar na duração da bateria é evitar ligar faróis e o som do carro com o motor desligado por longos períodos.

220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page