top of page

Para que serve o óleo do motor do carro?

Atualizado: 25 de ago. de 2018



Para que serve o óleo do motor do carro? Conheça 4 funções do óleo do motor 


Para que o nosso carro esteja funcionando da melhor forma possível, é sempre importante estar atento ao funcionamento de cada um dos seus componentes. Afinal, se algo não estiver bem, isso pode ocasionar falhas ou desgaste em outras peças, fazendo com que o problema seja cada vez maior.


Um dos componentes essenciais do carro é o óleo do motor. Mas você sabe para que serve o óleo do carro? É o que vamos explicar no post de hoje. Então acompanhe!


Qual a função do óleo do motor do carro? 


O óleo do motor do seu carro possui 4 funções. A mais óbvia é lubrificar as peças do motor, permitindo que ele trabalhe com menor atrito e mais fluidez. Mas além desta função óbvia, existem outras.


O óleo também serve para manter a temperatura do motor, evitando o superaquecimento. Se o motor superaquecer, ele sofre uma sobrecarga que pode fundi-lo. Portanto, o resfriamento do motor através do óleo é muito importante.


Além disso, o óleo mantém o motor limpo de partículas que são geradas pela fricção dos metais. Essas partículas podem ser perigosas se ficarem alojadas nas peças do motor, causando entupimentos. O óleo garante que elas fiquem livres, ficando suspensas no lubrificante.


A quarta função do óleo é atuar como um agente de vedação, impedindo sua saída do sistema e a entrada de sujeira que o contamine. Isso mantém o motor protegido contra agentes externos estranhos ao seu funcionamento.


É para isso que serve o óleo do carro, com quatro funções principais que muita gente não sabe. Mas será que você já sabe de tudo o que é preciso saber sobre o óleo do motor?


Qual a importância da troca de óleo do motor do carro?


O óleo do motor precisa ser trocado periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante de cada carro. Ao longo do tempo, o lubrificante perde sua viscosidade e aderência com o calor do motor, se tornando ineficiente.


Cada fabricante possui uma recomendação quanto ao tempo de troca e o tipo de óleo que deve ser usado. Nem todos os modelos de óleo funcionam para o seu motor.


Um motor com falta de lubrificante ou com baixa viscosidade (abaixo do recomendado pelo fabricante) causa muito mais atrito, ocasionando o desgaste e até mesmo o travamento do motor. Lembre-se de verificar o nível do óleo frequentemente, realizando a troca quando necessário.


Alguns fabricantes recomendam a troca também do filtro de óleo, a cada 2 trocas de lubrificante. Porém, modelos mais recentes de automóveis recomendam a troca do filtro sempre que a troca do óleo for necessária.


Qual o tipo de óleo ideal para o meu carro? 


Não basta saber para que serve o óleo do carro, é importante também ter ciência sobre os tipos de óleo existentes e qual o indicado para o motor do seu automóvel. Os fabricantes colocam essa indicação no manual do proprietário do veículo.


É preciso se atentar quanto à viscosidade SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e o desempenho API (Estados Unidos), ACEA (Europa) ou ILSAC (Ásia) do produto. API, ACEA e ILSAC são as especificações do produto, conforme a região, sendo Estados Unidos, Europa e Ásia, respectivamente.


A escolha de um modelo de óleo impróprio pode impactar diretamente no desempenho do produto, e até causar mal funcionamento no motor. Observe sempre as especificações do fabricante quanto ao modelo correto de óleo a ser produzido.


Quanto à viscosidade, esta pode ser identificada na embalagem, indicada da seguinte maneira: 0W-20, 5W-30, 10W-40, 20W-50, e assim por diante. O número acompanhado do W é a viscosidade do produto no momento da partida, enquanto o outro número representa a viscosidade durante o funcionamento, após a partida.


Quanto menor este número, menos viscoso é o óleo, sendo também menos resistente à fluidez. Ou seja, quanto menos viscoso, mais rapidamente o óleo circula pelo motor. Isso é relevante, já que cerca de 75% do desgaste do motor ocorre no momento da partida, quando ele ainda está seco.


Se o óleo circular mais rápido, o desgaste será menor, resultando em maior vida útil do motor. Porém, não basta comprar um óleo com a menor viscosidade existente e achar que se está fazendo um bom negócio. Se a viscosidade for abaixo do recomendado para aquele modelo de automóvel, o óleo pode não impedir o atrito das peças e causar ainda mais problemas.


E qual a diferença entre óleos sintéticos e semissintéticos? 


Além de entender para que serve o óleo do carro e as especificações do mesmo, também é importante saber a diferença entre o óleo sintético e o semissintético. Existe muita dúvida quanto ao melhor tipo de óleo neste quesito.


Estima-se que aproximadamente 8% dos lubrificantes automotivos são totalmente sintéticos, o que significa que são elaborados com óleos básicos dos grupos III, IV, V e/ou VI. Os óleos sintéticos estão em constante crescimento, porém, devido ao custo, esse crescimento não é tão acelerado.


Os equipamentos e veículos mais modernos, especialmente os que estão chegando agora ao mercado, exigem performance cada vez melhor, que só é alcançada com os óleos sintéticos.

Já os lubrificantes semissintéticos são uma mistura de óleos básicos minerais dos grupos I e II com óleos básicos sintéticos dos outros grupos. O óleo sintético é o mais caro devido ao custo de produção, mas também apresenta desempenho superior.


Por lei, a incorporação mínima de óleo sintético na mistura é de 10%, sendo que, na prática, essa composição não supera os 30% de óleo sintético. Assim, o óleo semissintético é uma boa opção de lubrificante na relação custo benefício, com preço e performance intermediários.


Porém, novamente é preciso ressaltar que, somente o fabricante, através do manual do proprietário, poderá dizer qual é o tipo de óleo mais recomendado para o seu carro.


Agora que você já sabe para que serve o óleo do carro, suas especificações e a diferença entre óleos sintéticos e semissintéticos, que tal compartilhar esse conhecimento e ajudar os amigos?


Veja o que não pode faltar na revisão do seu carro clicando AQUI

9.016 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page